Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento de Thiphiidae (Hymenoptera, Vespoidea) do noroeste paulista

Processo: 09/16580-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Fernando Barbosa Noll
Beneficiário:Cíntia Eleonora Lopes Justino
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Entomologia   Hymenoptera

Resumo

Hymenoptera é uma das ordens mais diversas de Insecta, com 115.000 espécies descritas. É composta por formigas, vespas, abelhas e um grupo heterogêneo de insetos parasitóides. São reconhecidas 21 superfamílias e 90 famílias, das quais 76 ocorrem na Região Neotropical e incluem 24.000 espécies descritas. Vespoidea é composta por dez famílias monofiléticas e todas são encontradas na região Neotropical, onde ocorrem cerca de 2.500 gêneros e 24.000 espécies descritas. A família Tiphiidae é composta por vespas parasitóides de larvas de Coleoptera. No mundo são reconhecidos 120 gêneros e 2000 espécies. Na região Neotropical se reconhecem 275 espécies de 35 gêneros. As espécies de Tiphiidae desenvolvem-se de maneira intermediária entre idiobiontes e conobiontes. Possuem dimorfismo sexual de pouco a muito evidente, sendo que os machos são sempre alados e as fêmeas podem ser ápteras, apresentando cópula forética nesse caso. O esterno terminal do metassoma dos machos, geralmente, possui um espinho em forma de gancho. Este projeto tem como objetivo conhecer a taxonomia dos tifiídeos, e sua fauna na Floresta Atlântica Semidecidual do Noroeste Paulista e produzir um catálogo dos gêneros identificados. Para o cumprimento do seguinte propósito será realizado um minucioso estudo morfológico, a partir de fotografias e ilustrações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES JUSTINO, CINTIA ELEONORA; DOS SANTOS, EDUARDO FERNANDO; NOLL, FERNANDO BARBOSA. Diversity of Tiphiidae (Insecta: Hymenoptera) in the fragmented Brazilian semi-deciduous Atlantic Forest. Journal of Insect Conservation, v. 20, n. 3, p. 417-431, JUN 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.