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Caracterização mecânica e microestrutural de tubos de titânio a40 falhados em serviço em sistemas pneumáticos de aeronaves

Processo: 06/50534-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Miguel Justino Ribeiro Barboza
Beneficiário:Camila Haga
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Propriedades mecânicas   Microestruturas

Resumo

O sistema de tubos contendo derivações, junções curvas e soldas denominadas engine bleed air system, tem como função conduzir o ar quente pressurizado desde o motor até os pontos utilizados pelos sistemas ambientais de uma aeronave. Estes sistemas pneumáticos não são imunes às falhas em serviço, as quais possivelmente podem estar associadas a defeitos prévios de fabricação e às condições de operação envolvendo pressurização sob temperatura controlada. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar o efeito do processo de degradação de tubos de Titânio A40 empregado na fabricação de peças tubulares do sistema pneumático de aeronaves, falhados em condições reais de serviço após centenas de horas de vôo. Estes objetivos compreendem a caracterização microestrutural e mecânica das amostras, por meio de análise metalográfica, microdureza, microanálise via EDS, medidas de resistência à tração e análise fractográfica. O presente trabalho está inserido em um projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP (proc. 04/02352-2) e os resultados obtidos irão contribuir para a definição de parâmetros importantes de ensaio a serem utilizados na bancada de testes que se encontra em fase final de instalação no DEMAR / FAENQUIL. (AU)