Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de ácaros predadores da família Phytoseiidae na interação entre ácaro vetor, vírus da leprose e planta de citros

Processo: 09/08789-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Mário Eidi Sato
Beneficiário:Marcos Zatti da Silva
Instituição-sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/52691-9 - Manejo da leprose dos citros, AP.TEM

Resumo

O Brasil é considerado o maior produtor de citros e exportador de suco cítrico. Embora competitiva, a citricultura brasileira é bastante vulnerável, em função da constante ameaça de pragas e doenças que, podem, em determinadas circunstâncias, tornarem-se fatores limitantes a produção. Dentre as pragas de importância econômica para a citricultura, o ácaro Brevipalpus phoenicis (Geijskes), transmissor do vírus da leprose dos citros (CiLV), é apontado como uma das principais, sendo responsável por uma parcela significativa do custo da produção de citros no Brasil, devido à necessidade de frequentes aplicações de acaricidas para o seu controle. Como agentes de controle biológico os ácaros da família Phytoseiidae são considerados os mais importantes, mostrando-se altamente efetivos no controle do ácaro da leprose. Assim sendo, o objetivo deste projeto é avaliar a influência de ácaros predadores da família Phytoseiidae na interação entre ácaro vetor (B. phoenicis), vírus da leprose dos citros (CiLV) e planta de citros. Estudos sobre a influência de predadores na interação entre o ácaro vetor (B. phoenicis), vírus da leprose (CiLV) e plantas de citros são totalmente inéditos no Brasil, podendo trazer informações relevantes para a definição de estratégias de manejo da leprose em citros no país, visando à redução dos problemas causados pela doença. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, MARCOS ZATTI; SATO, MARIO EIDI; LEITE DE OLIVEIRA, CARLOS AMADEU; NICASTRO, ROBERTO LOMBA. Interspecific interactions involving Neoseiulus californicus (Acari: Phytoseiidae) and Agistemus brasiliensis (Acari: Stigmaeidae) as predators of Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae). Experimental and Applied Acarology, v. 65, n. 3, p. 319-329, MAR 2015. Citações Web of Science: 2.
NICASTRO, ROBERTO LOMBA; SATO, MARIO EIDI; DA SILVA, MARCOS ZATTI. Fitness costs associated with milbemectin resistance in the two-spotted spider mite Tetranychus urticae. INTERNATIONAL JOURNAL OF PEST MANAGEMENT, v. 57, n. 3, p. 223-228, 2011. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.