Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da atmosfera enriquecida de CO2 no crescimento e na produção de aleloquímicos por Aulonemia aristulata (Döll) MacClure

Processo: 09/17792-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Tereza Grombone Guaratini
Beneficiário:Marco Aurélio Mata Gonçalves Torres
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dióxido de carbono   Florestas tropicais   Sequestro de carbono   Bambu

Resumo

O aumento do CO2 na atmosfera, em decorrência do aumento de emissões de gases de efeito estufa, tem implicações diretas sobre as plantas, pois altera a produção de metabólitos secundários baseados no carbono. Plantas fixam o carbono durante a fotossíntese e o incorporam a sua biomassa contribuindo para a diminuição da concentração de CO2 atmosférico. Tem-se, portanto, que, uma maior disponibilidade de carbono na atmosfera possa induzir a formação de metabólitos secundários. Devido ao grande potencial de produção de biomassa e de aleloquímicos, bambus podem ter um grande papel frente às mudanças na disponibilidade de CO2 na atmosfera, o que poderia afetar de maneira direta a composição e a estrutura, em áreas onde sua ocorrência é natural. Bambus apresentam uma grande amplitude ecológica em resposta às perturbações do dossel e podem se tornar espécies dominantes no sub-bosque devido à sua abundância e efeito potencial sobre a taxa e a composição da regeneração florestal em clareiras. Alguns bambus dependem de grandes distúrbios para o recrutamento de novos indivíduos e subseqüente persistência populacional, crescendo mais vigorosamente e produzindo mais biomassa em áreas abertas do que sob o dossel da floresta. Além disso, algumas espécies comprovadamente produzem aleloquímicos, derivados do metabolismo secundário que impedem a germinação e crescimento de outras espécies. Dentro desta perspectiva, o objetivo principal deste estudo é avaliar o efeito do enriquecimento atmosférico com CO2 no crescimento e na produção de metabólitos secundários em Aulonemia aristulata, uma espécie de bambu nativo da mata Atlântica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GROMBONE-GUARATINI, M. T.; GASPAR, M.; OLIVEIRA, V. F.; TORRES, M. A. M. G.; DO NASCIMENTO, A.; AIDAR, M. P. M. Atmospheric CO2 enrichment markedly increases photosynthesis and growth in a woody tropical bamboo from the Brazilian Atlantic Forest. NEW ZEALAND JOURNAL OF BOTANY, v. 51, n. 4, p. 275-285, DEC 1 2013. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.