Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução da porosidade e do tamanho de grão na sinterização do nióbio: influência da granulometria dos pós e da pressão de compactação

Processo: 10/10172-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia de Transformação
Pesquisador responsável:Hugo Ricardo Zschommler Sandim
Beneficiário:Guilherme Souza Leite
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Porosidade   Sinterização   Nióbio   Metalurgia do pó

Resumo

Pretende-se analisar a porosidade e o tamanho médio de grão a partir da sinterização no estado sólido de pós de nióbio com duas granulometrias e duas pressões de compactação distintas. Com o auxílio de metalografia quantitativa (medidas estereológicas) pretende-se quantificar variáveis microestruturais importantes como o tamanho de grão e a porosidade residual em amostras sinterizadas entre 1300°C e 2000°C por diferentes tempos. Com isso, a cinética de densificação e de crescimento de grão pode ser determinada nestas amostras sinterizadas. Estudos sistemáticos sobre a influência da porosidade no crescimento de grão em amostras de nióbio sinterizado não foram encontrados na literatura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZILNYK, K. D.; LEITE, G. S.; SANDIM, H. R. Z.; RIOS, P. R. Grain growth inhibition by connected porosity in sintered niobium. ACTA MATERIALIA, v. 61, n. 15, p. 5821-5828, SEP 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.