Busca avançada
Ano de início
Entree

Moagem de alta energia: influencia das caracteristicas das particulas na microestrutura e resistencia a fratura do composito zro2-al2o3.

Processo: 05/51337-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 30 de abril de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Claudinei dos Santos
Beneficiário:Manuela Harue Koizumi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/04386-1 - Desenvolvimento e caracterização de pilares cerâmicos biocompatíveis à base de compósitos Zr02-Al2O3, AP.JP
Assunto(s):Biomateriais   Caracterização   Microestruturas   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomateriais | Caracterizacao | Microestrutura | Propriedades Mecanicas

Resumo

O objetivo do presente trabalho é estudar a influência das características das partículas cerâmicas nas propriedades físicas e mecânicas de cerâmicos à base de ZrO2-Al2O3 para emprego em reabilitações com implantes osseointegráveis. Pós de zircônia (ZrO2) e alumina (Al2O3), serão misturados e moídos em moinho de alta energia em diferentes tempos de moagem, resultando em misturas de pós com características distintas. Será utilizada uma composição de mistura de pós à base de ZrO2 e Al2O3, na fração mássica de 80:20. Esses materiais serão então caracterizados quanto à morfologia das partículas, utilizando microscopia eletrônica de varredura, fases cristalinas avaliada por difração de raios X, e distribuição de tamanho de partículas. Corpos-de-prova paralelepipédicos serão compactados por prensagem uniaxial à frio a 100 MPa, e em seguida, sinterizados a 1600 ºC, por 120 minutos. Após sinterizadas as amostras serão retificadas, lixadas e polidas obtendo-se amostras com dimensões aproximadas de 3x4x45mm. Os corpos sinterizados serão caracterizados pelas fases cristalinas presentes, densidade relativa e microestrutura. Em seguida as amostras serão submetidas a ensaios mecânicos de resistência à flexão em 4 pontos, definindo-se a resistência à fratura do material desenvolvido. A Estatística de Weibull será utilizada, correlacionando a probabilidade de falha do material em determinada tensão de fratura, visando definir a confiabilidade do material desenvolvido. Esse trabalho está vinculado ao Projetos FAPESP Jovem Pesquisador nº 04/04386-1, que visa o desenvolvimento de materiais cerâmicos para aplicação em implantodontia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, C.; KOIZUMI, M. H.; DAGUANO, J. K. M. F.; SANTOS, F. A.; ELIAS, C. N.; RAMOS, A. S.. Properties of Y-TZP/Al2O3 ceramic nanocomposites obtained by high-energy ball milling. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING, v. 502, n. 1-2, p. 6-12, . (05/51337-9, 04/04386-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.