Busca avançada
Ano de início
Entree

A relação professor/crianca negra: a busca de uma identidade

Processo: 00/13678-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Gislene Aparecida dos Santos
Beneficiário:Roseli Figueiredo Martins
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Socialização   Preconceito racial   Identidade social   Identidade cultural   Identidade étnica   Interação professor aluno   Negros   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno | Etnia | Identidade | Preconceito | Professor | Socializacao

Resumo

Neste trabalho busco investigar as causas do chamado "Fracasso Escolar", das crianças negras estudantes de escolas municipais de Presidente Prudente. Uma série de mecanismos históricos, econômicos e psicológicos têm sido apontados como as causas do fracasso escolar. Dentre esses, busco, compreender o papel da escola enquanto uma instituição que reproduz ideologias da cultura dominante e, por outro lado, os efeitos causados na construção da identidade da criança negra e os conflitos que ela vivência dentro da escola que terminam por conduzi-la ao abandono da educação formal. Verificarei este fato observando as atitudes dos professores diante do preconceito racial e a postura que os mesmos adotam em sala de aula frente ao racismo. Neste sentido, pretendo investigar como na atualidade se estabelece o relacionamento entre os professores e seus alunos negros e como os mecanismos de seleção/exclusão pela cor se fazem presente nesta relação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)