Busca avançada
Ano de início
Entree

Barreiras múltiplas na disposição de efluentes tratados no solo e aplicação do sistema de análise de riscos e pontos críticos de controle no reuso agrícola

Processo: 08/03125-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Roque Passos Piveli
Beneficiário:Silvana Audra Cutolo
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/14315-4 - Uso de efluentes de esgotos tratados por processos biológicos (lagoas de estabilização e reatores UASB/lodos ativados) em solos agrícolas, AP.TEM
Assunto(s):Irrigação   Reúso da água   Análise físico-química   Análise de risco   Microbiologia   Parasitologia

Resumo

Barreiras múltiplas possuem a finalidade de reduzir a contaminação por esgotos domésticos e promover o reúso planejado de efluentes tratados. A presente pesquisa pretende avaliar a eficiência das barreiras múltiplas por meio do sistema de análise de riscos e pontos críticos de controle como instrumento de gerenciamento de risco no controle do efluente tratado na disposição do solo e irrigação de culturas. A pesquisa será desenvolvida nas estações de tratamento de esgotos Cecap e Piracicamirim, localizadas no município de Piracicaba (SP) com amostragem mensal para as análises das amostras líquidas e semestralmente para as amostras de solo após a colheita da cana e da laranja. Os pontos de coleta serão estabelecidos de acordo com as etapas do tratamento do efluente destinado ao reúso agrícola, como principais pontos estão esgoto bruto, efluente tratado, efluente tratado após desinfecção e perfil do solo. As amostras serão processadas no Laboratório de Saneamento do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica (USP). As amostras líquidas serão submetidas a análises físico-químicas, de acordo com Standard Methods como série de sólidos totais, série de sólidos suspensos totais, temperaturas do ar e líquido, pH; análises biológicas como coliformes termotolerantes e Escherichia coli e parasitológicas como cistos de protozoários, larvas e ovos de helmintos de acordo com as técnicas preconizadas pela Organização Mundial de saúde. Nas amostras de solo serão analisados peso seco/ úmido, análise parasitológica. Matrizes serão construídas com os dados qualitativos, quantitativos, médias, valores mínimos, medianas, máximos e desvio padrão das análises físico-químicas, biológicas dos efluentes tratados das estações de tratamento de esgotos e das análises do perfil do solo, e os dados de pluviosidade, evaporação da estação convencional da estação metereológica da Esalq (USP). Os resultados serão submetidos a testes estatísticos de correlação por "rank" de Spearman (rs) através do programa SPSSw do Windows 8.0. com a finalidade de evidenciar apenas as correlações positivas e negativas em que rs e 0,50 e o nível de significância ± d 0,05. Serão calculadas as eficiências de remoção dos dados físico-químicos e biológicos para avaliar os processos das estações de tratamento de esgotos. Os resultados serão apresentados como diagramas tipo "boxplot". Serão analisados os riscos quanto às fontes de exposição aos agentes identificados e quantificados através da aplicação do sistema de análise de riscos e de pontos críticos de controle (APPCC). A obtenção de dados primários auxiliará na identificação dos riscos à saúde, no gerenciamento de risco e na elaboração de um plano de segurança de qualidade do efluente tratado destinado ao reúso agrícola em âmbito regional e nacional (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUTOLO, SILVANA A.; PIVELI, ROQUE P.; SANTOS, JEFERSON G.; MONTES, CELIA R.; SUNDEFELD, GILBERTO; CAMPOS, FABIO; GOMES, TAMARA M.; MELFI, ADOLPHO J. Parasitological risk assessment from wastewater reuse for disposal in soil in developing countries. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 65, n. 8, p. 1357-1367, 2012. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.