Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de respostas neuroendócrinas e autonômicas de ratos com lesão neurotóxica do núcleo pré-mamilar dorsal do hipotálamo durante a derrota social

Processo: 10/05905-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 23 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Newton Sabino Canteras
Beneficiário:Simone Cristina Motta
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/24679-0 - Regulação neural do metabolismo durante derrotas sociais crônicas, BE.EP.PD
Assunto(s):Estresse em animal   Ratos

Resumo

Comportamentos defensivos são cruciais para a sobrevivência de um individuo e de sua espécie. Etologicamente os animais expressam repostas de medo frente a um predador ou a um coespecífico e; apesar de topograficamente similares, as respostas defensivas nestas duas situações são mediadas por diferentes circuitos neurais. Em ambos, o núcleo pré-mamilar dorsal do hipotálamo tem papel crucial para a total expressão do comportamento defensivo. A lesão desse núcleo em ratos expostos a derrota social leva a importantes alterações comportamentais nessa situação, praticamente abolindo comportamentos de defesa passiva. No entanto, pouco se sabe sobre as respostas de estresse, neuroendócrinas e autonômicas, apresentadas por esse animal, assim como não são conhecidas às relações neurais mantidas entre os circuitos de defesa e de estresse. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo avaliar as respostas neuroendócrinas e autonômicas de ratos com lesão no núcleo pré-mamilar dorsal do hipotálamo submetidos à derrota social. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Circuits de la chasse 
Los circuitos de la caza 
Los circuitos de la caza 
Hunting circuits 
Los circuitos de la caza 
Circuitos da caça 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTTA, SIMONE CRISTINA; CANTERAS, NEWTON SABINO. Restraint stress and social defeat: What they have in common. Physiology & Behavior, v. 146, n. SI, p. 105-110, JUL 1 2015. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.