Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre eletroacupuntura, morfina e carprofeno na analgesia pos-operatoria de cadelas submetidas a ovariosalpingohisterectomia.

Processo: 03/14008-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Stelio Pacca Loureiro Luna
Beneficiário:Marcella Sanches Paes de Barros
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cadelas   Morfina   Analgesia   Ovariosalpingohisterectomia

Resumo

A acupuntura veterinária, atualmente, apresenta um crescimento em seu uso no âmbito da analgesia devido as suas vantagens em relação aos analgésicos e anestésicos, visto que não deprime os sistemas orgânicos. Por meio do estímulo com a eletro acupuntura ocorre inibição das vias nociceptivas obtendo dessa forma a analgesia, mediada por substâncias endógenas. A dor em animais é uma sensação subjetiva difícil de ser detectada pelo homem, sendo assim, devem-se avaliar as alterações comportamentais, fisiológicas, hormonais e metabólicas. Desta forma, o projeto visa avaliar os efeitos cardiorrespiratórios, hemostáticos e analgésicos da eletro acupuntura associada com a anestesia inalatória, no período trans e pós-operatório de cães (Canis familiares) submetidos a ovariosalpingohisterectomia, comparando-os com o uso do opióide morfina, ou do antiinflamatório não esteróide, o caprofeno. (AU)