Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da citotoxidade e da neurotoxicidade local de anestésicos locais em formulações de liberação prolongada

Processo: 07/55189-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Eneida de Paula
Beneficiário:Cíntia Maria Saia Cereda
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/00121-9 - Novas formulações de anestésicos locais de liberação controlada: do desenvolvimento ao teste clínico odontológico, AP.TEM
Assunto(s):Neurotoxicidade   Anestésicos locais   Bupivacaína   Ropivacaína   Ciclodextrinas

Resumo

A atuação em clínica médica e odontológica relaciona-se predominantemente ao controle da dor, à sua eliminação ou à prevenção de sua ocorrência, sendo, portanto, o estudo da dor de grande importância. Com a descoberta dos anestésicos locais, que se caracterizam pela capacidade de abolir a dor sem a perda da consciência, o panorama do combate a dor sofreu mudança considerável. Várias pesquisas têm sido desenvolvidas com a intenção de conseguir o prolongamento da duração anestésica juntamente com a diminuição da toxicidade sistêmica. Um caminho muito promissor foi aberto com o desenvolvimento de formulações anestésicas de liberação prolongada que utilizam diferentes tipos de carreadores, como os lipossomas, ciclodextrinas e polímeros, que mantêm o fármaco por mais tempo e em maior concentração no sítio de ação. Diante da obtenção de resultados favoráveis em testes in vivo para avaliação da atividade farmacológica de formulações anestésicas de liberação prolongada (ARAÚJO et al., 2004, 2005, 2006; ARAÚJO, 2005; CEREDA et al., 2004; 2006), há a necessidade de um aprofundamento dos estudos em ensaios de toxicidade, com vistas à futura utilização clínica dessas formulações. Este trabalho pode ser considerado uma importante etapa no desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas de anestésicos locais de ação prolongada, tema central do projeto temático (Proc. FAPESP 2006/00121-9 - resumo anexado) em desenvolvimento, que abrange desde o desenvolvimento de novas formulações até os testes da atividade nonciceptiva em odontologia, passando pelo estudo da toxicidade local, onde este pedido se insere. Seus objetivos são: (I) avaliar a neurotoxicidade local através da análise histológica do nervo ciático de ratos, após a administração das formulações de bupivacaína e ropivacaína complexadas em ciclodextrinas (ARAÚJO, 2005) preparadas e caracterizadas no Laboratório de Biomembranas do Instituto de Biologia - UNICAMP ; (II) avaliar a citotoxicidade das formulações testadas sobre as células do tecido neural, através de ensaios de viabilidade celular em culturas purificadas de células de Schwann. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAIA CEREDA, CINTIA MARIA; TOFOLI, GIOVANA RADOMILLE; MATURANA, LUIZ GABRIEL; PIERUCCI, AMAURI; SOARES NUNES, LAZARO ALESSANDRO; FRANZ-MONTAN, MICHELLE; RODRIGUES DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE; ARANA, SARAH; DE ARAUJO, DANIELE RIBEIRO; DE PAULA, ENEIDA. Local Neurotoxicity and Myotoxicity Evaluation of Cyclodextrin Complexes of Bupivacaine and Ropivacaine. ANESTHESIA AND ANALGESIA, v. 115, n. 5, p. 1234-1241, NOV 2012. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.