Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da heme oxigenase-1 induzida por cobalto protoporfirina em modelo experimental de glomeruloesclerose em camundongos.

Processo: 08/54936-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Bruna Nunes Buscariollo
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Heme oxigenase-1   Doxorrubicina

Resumo

A Insuficiência Renal Crônica (IRC) é uma doença com elevada morbidade e mortalidade. A glomeruloesclerose Focal e Segmentar (GSFS) está entre as principais causas da mesma. Uma das drogas utilizadas para induzir a GSFS em modelos experimentais é a Adriamicina (ADM). Devido à já citada gravidade da IRC, os possíveis efeitos renoprotetores da heme oxigenase-1 (HO-1) poderiam atuar amenizando a progressão da doença. A HO-1 é fortemente induzida pelo estresse oxidativo e mostra efeito citoprotetor pela ação anti-inflamatória, anti-apoptótica e antiproliferativa de seus produtos de reação. A expressão dessa enzima pode ser induzida por uma droga chamada cobalto protoporfirina (CoPPIX), e através da administração da mesma em modelos animais de GSFS induzido por ADM, é possível estudar a ação dessa enzima e verificar seu papel na progressão da doença. Dessa forma, o estudo tem como objetivo verificar o papel da HO-1, cuja expressão será induzida em modelo experimental de IRC, desenvolvida em camundongos balb/c através da administração da ADM. Será realizada análise morfométrica renal para quantificação de esclerose glomerular e atrofia tubular, PCR em tempo real para avaliação de transcritos gênicos (genes associados à fibrose renal, pró e anti-fibróticos, apoptose, remodelação de matriz extracelular e o gene da HO-1) e análise funcional: proteinúria e clearance de creatinina, com a utilização de gaiolas metabólicas para coleta de urina 24 horas, além da coleta de sangue. Serão feitos testes comparativos entre amostras como, por exemplo, o teste Anova Unicaudal, sendo considerados significantes valores de p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)