Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfo-anatomia e histoquímica de flores e frutos de indigofera microcarpa Desv. e i. sabulicola Benth. (Leguminosae, Papilionoideae)

Processo: 04/08381-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Simone de Pádua Teixeira
Beneficiário:Daniela de Paula Moraes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11834-5 - Leguminosae brasileiras de interesse farmacológico: morfo-anatomia e embriologia de espécies de Indigofera L., AP.JP
Assunto(s):Indigofera   Metabólitos secundários   Reprodução vegetal

Resumo

O gênero indigofera é o único representante da tribo indigofereae no Brasil e, atualmente, seus representantes têm sido estudados por suas propriedades farmacológicas. Indigofera microcarpa e I. sabulicola são registradas para as restingas de alguns estados brasileiros e são as únicas do gênero com glândulas nas folhas, flores e frutos. Controvérsias taxonômicas colocam em dúvida a delimitação destes táxons; alguns autores consideram-nos como duas espécies e outros como I. tabulicola sinônimo de I. microcarpa. Estudos da anatomia da folha, do grão de pólen e da semente das espécies brasileiras de indigofera estão em andamento. Tendo em vista complementar os estudos deste grupo e auxiliar na solução dos problemas taxonômicos, o presente projeto pretende comparar a anatomia das flores e dos frutos de I. microcarpa e I. sabulicola, espécies bem sucedidas na colonização de ambientes com solos pobres, como os de restinga. Resultados originados deste projeto também fornecerão bases para futuros trabalhos farmacognósticos e de biossistemática do grupo. Este projeto é parte do estudo da morfologia e embriologia de espécies de Leguminosae com interesse farmacológico, que visa ao cultivo e controle de qualidade de plantas medicinais brasileiras, tema do projeto aprovado pela Fapesp no programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (02/11834-5), coordenado pela Profa. Dra. Simone de Pádua Teixeira e vem cumprir um dos requisitos deste programa, que é a nucleação de alunos e pesquisadores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, VIVIANE GONCALVES; MARQUIAFAVEL, FLAVIA SILVA; MORAES, DANIELA DE PAULA; TEIXEIRA, SIMONE DE PADUA. Fruit anatomy of Neotropical species of Indigofera (Leguminosae, Papilionoideae) with functional and taxonomic implications. JOURNAL OF THE TORREY BOTANICAL SOCIETY, v. 136, n. 2, p. 203-211, APR-JUN 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.