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Modelagem teórica e experimental de fenômenos de instabilidade de asas em canal de água circulante

Processo: 02/03817-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Alexandre Nicolaos Simos
Beneficiário:Karime Hajar Alves
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/00054-6 - Vibração induzida por vórtices (VIV) em estruturas marítimas e oceânicas, AP.TEM

Resumo

O projeto consiste basicamente na modelagem teórica e experimental de dois importantes fenômenos de instabilidade aeroelástica de asas: o problema de divergência, caracterizado por uma perda de estabilidade estática da asa em torção e o fenômeno de fluttering, vibração estrutural da asa oriunda do acoplamento entre modos de torção e flexão do elemento de asa. A primeira etapa do estudo diz respeito à modelagem teórica destes fenômenos, gerando subsídios que permitirão a elaboração de um aparato experimental a ser ensaiado em canal de água circulante e possibilitando, dessa forma, a validação experimental dos modelos teóricos, elaborados. O mencionado canal será construído no Depto. de Engenharia Mecânica da EPUSP, sendo parte integrante de Projeto Temático recentemente outorgado pela FAPESP em Vibração Induzida por Vórtices (Processo FAPESP no. 2001/00054-6). Por fim, os modelos teóricos e o aparato experimental desenvolvido serão posteriormente utilizados nos cursos de graduação da EPUSP, possibilitando aos alunos um maior entendimento destes dois importantes fenômenos na área de mecânica dos fluidos. (AU)

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