Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição geográfica e suas relações com o balanço hídrico e desempenho locomotor em duas espécies de bufonídeos do grupo marinus

Processo: 06/05611-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2006
Vigência (Término): 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Fernando Ribeiro Gomes
Beneficiário:Braz Titon Junior
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bufonidae   Anura   Locomoção animal   Balanço hídrico   Ecofisiologia animal   Biogeografia

Resumo

A destruição do habitat tem sido considerada uma importante ameaça à maior parte das espécies de anfíbios anuros. Entretanto, é interessante observar que dentro de famílias, ou até mesmo dentro de gêneros de anuros, é possível distinguir espécies estritamente dependentes da Floresta Atlântica e espécies capazes de ocupar facilmente ambientes alterados e/ou naturalmente abertos. Adicionalmente, coincidências entre estados de variáveis climáticas (temperatura, por exemplo) e os limites da distribuição de diferentes espécies, em diferentes grupos filogenéticos, sugerem que o clima pode limitar a distribuição geográfica através de restrições fisiológicas. Desta forma, o objetivo deste projeto é verificar a existência de relações entre variáveis fisiológicas e a distribuição geográfica de duas espécies de bufonídeos do grupo marinus, sendo uma delas de distribuição geográfica estritamente associada à Floresta Atlântica (Chaunus ictericus), e a outra encontrada em ambientes alterados e/ou naturalmente abertos e contíguos à floresta (C. schneideri). Dentre as variáveis a serem comparadas entre as duas espécies encontram-se a temperatura e umidade relativa do ar nos microhabitats usados pelas duas espécies, desempenho locomotor de indivíduos expostos a diferentes combinações de temperatura e níveis de hidratação em laboratório, taxas de perda de água corpórea por evaporação e a massa ventricular. Este projeto pode representar o início de uma investigação mais abrangente, no futuro, sobre o balanço hídrico em Bufonídeos, incluindo a incorporação de outras espécies, bem como de híbridos entre C. ictericus e C. schneideri, e ainda poder-se-á também ampliar as variáveis fisiológicas investigadas, incorporando, por exemplo, as taxas de re-hidratação e suas vias de controle. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TITON, JR., BRAZ; NAVAS, CARLOS ARTURO; JIM, JORGE; GOMES, FERNANDO RIBEIRO. Water balance and locomotor performance in three species of neotropical toads that differ in geographical distribution. COMPARATIVE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY A-MOLECULAR & INTEGRATIVE PHYSIOLOGY, v. 156, n. 1, p. 129-135, May 2010. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.