Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade de vida x cirurgia de epilepsia do lobo temporal na infância e na adolescência

Processo: 08/55750-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marilisa Mantovani Guerreiro
Beneficiário:Isabella da Costa Gagliardi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia do lobo temporal   Qualidade de vida   Infância

Resumo

A epilepsia pode ser definida como um grupo de doenças caracterizadas por crises epilépticas recorrentes na ausência de condição tóxico-metabólica ou febril. É um dos distúrbios neurológicos mais freqüentes na população, sendo mais incidente na infância. Assim como outras doenças crônicas, a epilepsia acarreta alterações físicas e psicossociais na vida do paciente, Influenciando, portanto, na qualidade de vida do indivíduo. Essa influência decorre de alguns fatores como: o tipo e a freqüência das crises, a terapia medicamentosa utilizada e o estigma em relação à doença. A epilepsia refratária ao tratamento medicamentoso destaca-se como um fator que influi direta e negativamente sobre a qualidade de vida. Nesses casos, a cirurgia para a epilepsia pode consistir em uma forma de controle das crises e da melhoria da qualidade devida do paciente, O objetivo desse trabalho é verificar a qualidade de vida de crianças ou adolescentes portadores de epilepsia do lobo temporal e que foram submetidos à cirurgia para epilepsia e compará-la com a qualidade de vida apresentada antes da intervenção cirúrgica. Para isso, será utilizado o mesmo questionário de avaliação pós-cirurgia que foi aplicado antes dela. Os dados obtidos serão analisados através de métodos estatísticos apropriados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAGLIARDI, ISABELLA C.; GUIMARAES, CATARINA A.; SOUZA, ELISABETE A. P.; SCHMUTZLER, KATIA M. R.; GUERREIRO, MARILISA M. Quality of life and epilepsy surgery in childhood and adolescence. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 69, n. 1, p. 23-26, FEB 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.