Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do papel protetor da anexina-A1 durante o trauma esplâncnico induzido pela isquemia/reperfusão intestinal

Processo: 07/01874-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Amílcar Sabino Damazo
Beneficiário:Bruna Cândido Guido
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56855-8 - Efeito da proteína antiinflamatória anexina 1 na fibrose pulmonar induzida pela bleomicina, AP.JP
Assunto(s):Pulmão   Intestinos   Neutrófilos   Isquemia e reperfusão   Inflamação   Macrófagos

Resumo

Eventos isquêmicos no intestino, seguidos de sua reperfusão (I/R-i), são potenciais indutores de distúrbios pulmonares. Esta condição patológica é produzida por inúmeros eventos bioquímicos e celulares, incluindo a "interação endotélio-leucócitos";. Uma vez no compartimento extravascular, os leucócitos são ativados, podendo, em determinadas condições, levar ao dano e morte teciduais. Recentemente, investigações farmacológicas demonstraram que a proteína anexina-A1 participa ativamente na isquemia/reperfusão, particularmente inibindo a ação de células inflamatórias. O presente projeto propõe avaliar o pulmão em modelo de isquemia/reperfusão intestinal e, quantitativamente, os macrófagos e os neutrófilos, após o tratamento com o peptideomimético da anexina-A1, Ac2-26. Analisaremos o efeito do tratamento do peptídeo Ac2-26 na expressão de mediadores pró-inflamatórios, como iNOS, TNF-a e IL-1b, e antiinflamatórios, como a proteína anexina-A1, no tecido pulmonar e nos leucócitos do sangue do lavado broncoalveolar. O estudo dirigido aos mecanismos de ação da Anexina-A1, em especial em relação à inibição do acúmulo ou à regulação da ativação de células inflamatórias, é um alvo importante para o desenvolvimento de novas terapias para minimizar os efeitos inflamatórios no pulmão induzidos pela isquemia/reperfusão intestinal, com a possibilidade de proteção e aumento da sobrevida em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIDO, BRUNA CANDIDO; ZANATELLI, MARIANNA; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN; OLIANI, SONIA MARIA; DAMAZO, AMILCAR SABINO. Annexin-A1 peptide down-regulates the leukocyte recruitment and up-regulates interleukin-10 release into lung after intestinal ischemia-reperfusion in mice. Journal of Inflammation-London, v. 10, MAR 13 2013. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.