Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de afásicos

Processo: 07/53424-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Ivone Panhoca
Beneficiário:Aline Nascimento Rodrigues
Instituição-sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Afasia   Cuidadores   Qualidade de vida   Neurologia   Linguagem

Resumo

Com o aumento da incidência de doenças cérebro-vasculares, destacando-se aí os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), têm aumentado, também, a incidência dos quadros afásicos, caracterizados por alterações dos processos lingüísticos e comprometimentos motores que tornam os acometidos grandemente dependentes dos cuidadores. O cuidador do paciente afásico vive sob sobrecarga física e emocional constante, e é fundamentalmente dele que devem provir os cuidados, a atenção, as interações. Entre os profissionais da saúde é o fonoaudiólogo que precisa dizer para um cuidador como ele deve cuidar (e como ele deve se cuidar), precisa antes de mais nada, conhecê-lo: Quem é essa pessoa? Do que ela parece precisar? Como ela se relaciona(va) com o sujeito agora sob seus cuidados? Como está organizada a vida dela atualmente? O objetivo, aqui, é avaliar a qualidade de vida de cuidadores de afásicos, utilizando-se como instrumento o The Medical Outcomes Study Short Form 36 (MOS-36 SF-36). Trinta cuidadores de pacientes afásicos, do projeto de pesquisa-extensão "Afasias - uma proposta de intervenção fonoaudiológica" em andamento na Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, deverão responder às questões do questionário Short Form-36 (SF-36). Serão feitas análises bi e multivariadas para testar as associações entre as variáveis clinicas, sociodemográficas e de estilo de vida dos sujeitos enfocados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IVONE PANHOCA; ALINE NASCIMENTO RODRIGUES. Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de afásicos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 3, p. -, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.