Busca avançada
Ano de início
Entree

Epibiose em caranguejos braquiuros (Crustacea, Decapoda) do infralitoral não consolidado do estado de São Paulo

Processo: 01/00886-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 05 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Maria Lucia Negreiros Fransozo
Beneficiário:Tânia Marcia Costa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/07090-3 - Biodiversidade marinha bêntica no Estado de São Paulo, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Caranguejo   Invertebrados marinhos

Resumo

O presente projeto tem como objetivo principal, inventariar os invertebrados sésseis epibiontes de caranguejos braquiúros do infralitoral não consolidado paulista. Além do inventário da fauna de epibiontes, a taxa de infestação em relação ao estágio do ciclo de muda dos caranguejos, ao estágio de maturação sexual, à sazonalidade de ocorrência dos epibiontes e à sua distribuição espacial em função dos gradientes ambientais também serão objeto de análise neste projeto. O projeto será realizado em 3 áreas: Enseada de Picinguaba, Enseada de Caraguatatuba e costa sul de São Sebastião (próximo às praias da Baleia e Sahy). As coletas serão realizadas com o auxílio de um barco de pesca comercial, equipado com 2 redes do tipo "double-rigged". Os fatores ambientais (temperatura e salinidade) serão mensurados mensalmente; também serão coletados amostras do sedimento. No laboratório, para cada espécie de caranguejo braquiúro serão anotados: sexo, tamanho (LC), estágio de muda e maturidade sexual. O registro dos epibiontes será realizado, de acordo com a sua localização (carapaça, quelípodos, abdome, brânquias e massa de ovos) e área de preferência. A relação do epibionte com o cilo de muda e comportamento de seu hospedeiro bem como a preferência do epibionte para um tipo de substrato serão estudadas experimentalmente em condições de laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA-INACIO, LYLIAN MARCIA; DE OLIVEIRA MACHADO, GLAUCO BARRETO; FORTUNA, MONIQUE D'ASSUNCAO; CARRETERO SANCHES, FABIO HENRIQUE; COSTA, TANIA MARCIA. Infestation by the epibiont Octolasmis lowei in a portunid crab assemblage from a subtropical coast. Nauplius, v. 24, p. -, 2016. Citações Web of Science: 0.
CORDEIRO, C. A. M. M.; COSTA, T. M. Infestation rates of the pedunculated barnacle Octolasmis lowei (Cirripedia: Poecilasmatidae) on the spider crab Libinia spinosa (Decapoda: Majoidea). Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom, v. 90, n. 2, p. 315-322, MAR 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.