Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da eficacia quimica de primers para metal na resistencia ao cisalhamento da uniao entre cimentos resinosos e titanio.

Processo: 05/50599-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2005
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Garcia Fonseca
Beneficiário:Heloisa David
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Resistência de união (odontologia)   Cimentos de resina

Resumo

Os primers para metal surgiram inicialmente para solucionar os problemas de adesão das ligas nobres, substituindo eficazmente tratamentos mais complexos como eletrodeposição de estanho e deposição de sílica. O titânio, pela sua elevada reatividade em altas temperaturas, também possui uma superfície para união pouco favorável. Mesmo diante da possibilidade de este metal beneficiar-se com o emprego desses primers, apenas duas pesquisas foram encontradas. Tendo por objetivo analisar o comportamento puramente químico destes primers (sem interferência da retenção mecânica), que é a proposta real destes materiais, é propósito deste estudo avaliar a eficácia química de primers para metal na resistência ao cisalhamento da união entre seus respectivos cimentos resinosos e o titânio. Serão confeccionados corpos cilíndricos 9 mm x 3 mm em titânio c.p., que serão incluídos em anel de PVC. As superfícies em metal serão regularizadas com lixas (320, 400, 600) em politriz e então receberão um dos seguintes tratamentos: 1) cimento Panavia F; 2) Alloy Primer e Panavia F; 3) cimento Bistite DC e 4) Metaltite e Bistite DC. Os corpos de prova serão armazenados em água destilada, em estufa a 37°C, por 24 h e então termociclados. Os tempos de armazenamento pós termociclagem serão de 24h e de 6 meses, após os quais será realizado o ensaio de cisalhamento em máquina de ensaios Material System 810. Os dados serão analisados estatisticamente e posteriormente discutidos com base nos trabalhos existentes na literatura. (AU)