Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da contracao de polimerizacao de duas resinas, variando-se o aparelho de fotoativacao, medida por picnometro a gas.

Processo: 03/09488-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Clovis Pagani
Beneficiário:Vivian Sanches Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Fotopolimerização

Resumo

A Odontologia Restauradora moderna tem se destacado nos últimos anos, e as resinas compostas, aliadas aos sistemas adesivos, têm sido muito empregadas para restaurações de dentes anteriores e posteriores. Entretanto, as resinas compostas apresentam algumas desvantagens, como a contração de polimerização, fato bastante desfavorável. Este trabalho avaliará a contração de polimerização, pelo método de picnometria a gás, da resina Sure Fil e Esthetic X, empregando-se diferentes aparelhos para a fotopolimerização (luz halógena convencional, luz halógena gradual e LED). O aparelho picnômetro Accupyc 1330 será empregado para medir o deslocamento de gás hélio com grande precisão (até 4 casas decimais), permitindo medições rápidas e fiéis do volume das resinas compostas antes e após a polimerização, sem interferência da temperatura e da umidade. (AU)