Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do tratado de cooperação amazônica no processo de implementação do desenvolvimento sustentável regional (1978 a 2004)

Processo: 04/13251-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Regional
Pesquisador responsável:Analúcia Bueno dos Reis Giometti
Beneficiário:Fernanda Mello Sant Anna
Instituição-sede: Faculdade de História, Direito e Serviço Social. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Cooperação   Desenvolvimento   Sustentabilidade   Meio ambiente   Amazônia

Resumo

O projeto visa a análise do papel dó Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) no processo do desenvolvimento sustentável da região, e para isso, divide-se em seis partes. A primeira é referente ao levantamento bibliográfico e ao levantamento de dados concernentes ao tema estudado. A segunda parte é destinada à formulação de um panorama geral da região amazônica com dados sócio-econômicos e populacionais dos Estados-partes, referentes ao período da assinatura do Tratado e ao período atual. O próximo passo é a análise dos antecedentes históricos do Tratado, de sua composição (artigos, emendas) e sua organização. A Quarta parte trata do estudo do conceito de desenvolvimento sustentável, e de como ele é utilizado no âmbito do Tratado. Deste modo, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos nas análises é possível a elaboração da conclusão do trabalho. Logo, a última parte é destinada à elaboração final do trabalho e a sua entrega. O trabalho será desenvolvido a partir da metodologia sistêmica, buscando enfocar as inter-relações entre os Subsistema Ambiental e o Humano, sendo parte do Sistema do Bioma Amazônico, que é compreendido pelo Tratado de Cooperação Amazônica. De modo que, ao final da pesquisa serão construídos dois cenários: o cenário Ideal (proposto pelo tratado) e o cenário real (formulado a partir da análise de dados reais da região amazônica). (AU)