Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de enzimas hidrolíticas de Ceriporiopsis subvermispora cultivado em cavacos de madeira

Processo: 02/14046-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Adriane Maria Ferreira Milagres
Beneficiário:Fernando Oracic Heidorne
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas hidrolíticas   Celulase   Ceriporiopsis subvermispora   Pinus taeda

Resumo

As hemicelulases e celulases possuem extensa aplicabilidade industrial tais como: clarificação de sucos e vinhos, extração de café, óleos vegetais e amido, extração de ágar de algas e como suplemento alimentar para ruminantes e animais de monogástricos. É importante ressaltar que muitas dessas aplicações não requerem enzimas purificadas e algumas delas já estão em uso. Tendo em vista que a produção de enzimas hidrolíticas em substratos complexos é governada por diversos fatores, este projeto pretende comparar e caracterizar as hemicelulases e celulases produzidas por Ceriporiopsis subvermispora em cavacos de madeira (Eucaliptus grandis e Pinus taeda), quanto à temperatura e pH, bem como suas estabilidades nessas condições. As enzimas hidrolíticas: xilanase, mananase e beta-xilosidase (hemicelulases) e carboximetilcelulase e beta-glicosidase (celulases) serão produzidas em biorreatores contendo cavacos de Eucaliptus grandis. Os biorreatores serão incubados durante 30 dias e posteriormente as enzimas serão extraídas em tampão acetato de sódio 50 mM, pH 5,5 e analisadas. O mesmo procedimento será conduzido com a madeira de Pinus taeda. Os extratos enzimáticos obtidos dos cultivos em Eucaliptus grandis e Pinus taeda serão concentrados e analisados o perfil proteico por PAGE-eletroforese. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILAGRES‚ AMF; MAGALHÃES‚ PO; FERRAZ‚ A. Purification and properties of a xylanase from Ceriporiopsis subvermispora cultivated on Pinus taeda. FEMS Microbiology Letters, v. 253, n. 2, p. 267-272, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.