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Investigacoes sobre o sistema funcional complexo na obra de lev vigotski: dialogo entre psicologia historico-cultural, neurociencias e educacao

Processo: 09/50979-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 20 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Joana de Jesus de Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento humano   Psicologia cultural-histórica   Neuropsicologia

Resumo

A atividade docente motivou os interesses iniciais deste estudo que trata dos muitos aspectos constituintes das interações humanas, considerando as contribuições da perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural. Por conceber as interações sociais como condições primordiais dessas relações e por reconhecer a importância dos estudos cerebrais/neurológicos para uma melhor compreensão acerca do tema, buscamos, neste trabalho teórico, investigar a emergência do conceito de Sistema Funcional Complexo na obra de Lev Semionovich Vigotski. Esse conceito, que aparece mais tardiamente nos trabalhos do autor, encontra-se explicitamente relacionado às contribuições dos neurologistas Anokin e Goldstein, e parece estar também profundamente articulado à busca de compreensão da emergência histórica da consciência, nos níveis social e individual. Traçar essa história e conhecer os argumentos que sustentam a posição de Vigotski é, portanto, um objetivo do trabalho. O estudo será desenvolvido com base nas (re)leituras das Obras Escogidas (Tradução espanhola, 1995); cotejadas com as obras já traduzidas para o português. Também serão analisadas três coletâneas de livros de A. Luria (1981, 2006, 2001), colaborador e discípulo de Vigotski; bem como textos produzidos em conjunto pelos dois autores. As indagações, as concepções, os argumentos e as possíveis definições encontradas na obra desses autores serão então colocadas em diálogo com as atuais contribuições no campo da Neuropsicologia e da Educação. (AU)