Busca avançada
Ano de início
Entree

Segregacao socioespacial em cidades medias: diferencas ou semelhancas? um estudo sobre o jardim cinquentenario e o jardim morada do sol em presidente prudente - sp.

Processo: 07/50450-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Arthur Magon Whitacker
Beneficiário:Adauto Rodrigues de Almeida Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Presidente Prudente (SP)   Acessibilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar se ocorre segregação socioespacial nos loteamentos Jardim Cinquentenário e no Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente-SP. A análise é feita focando-se questões como o acesso dos moradores destes loteamentos ao centro tradicional de comércio e serviços e aos bens de consumo coletivo. O jardim Morada do Sol e o Jardim Cinquenlenário possuem características diferentes entre si servindo, portanto, para uma análise comparativa, já que estão localizados em áreas diferentes da malha urbana da cidade de Presidente Prudente. Verificamos, também, diferenças no perfil da população das áreas do entorno desses loteamentos e diferenças no que tange ao processo de urbanização de cada loteamento. Serão estabelecidas análises comparativas entre estes loteamentos e com moradores de um terceiro loteamento, a ser definido, próximo ao centro tradicional da cidade. Portanto, paralelamente, será realizada uma análise da atração desta área da cidade sobre os moradores dos loteamentos pesquisados. Os deslocamentos constituem-se em uma importante ferramenta para a verificação do processo de segregação socioespacial, pois a acessibilidade aos espaços de consumo, aos bens de consumo coletivo e aos serviços em geral é uma das características definidoras deste processo socioespacial. (AU)