Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem termodinâmica do equilíbrio líquido-líquido de sistemas contendo limoneno, carvona, etanol e água

Processo: 10/03235-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
Beneficiário:Cássia Maria de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Equilíbrio líquido-líquido   Etanol

Resumo

Os óleos essenciais e seus constituintes são amplamente empregados como matérias-primas nas indústrias química, farmacêutica e de alimentos. A busca por tecnologias que permitam a agregação de valor ou de novos processos de extração e / ou processamento desses produtos torna-se de grande importância. A indústria de processamento de óleos essenciais almeja dispor de tecnologias capazes de fracionar os óleos em frações ricas em compostos terpênicos e oxigenados. De fato, a remoção de hidrocarbonetos terpênicos é interessante uma vez que estes não contribuem para o aroma e, quando insaturados, facilitam a oxidação do óleo essencial. O processo de desterpenação através da extração líquido-líquido tem sido proposto por inúmeros pesquisadores para melhorar a qualidade dos óleos essenciais. A utilização de solventes mistos, mistura de etanol e água, tem apresentado vantagem no processo de desterpenação em relação a outros solventes. Em projeto de auxílio à Pesquisa finalizado recentemente (2006/05973-3) a orientadora deste projeto de iniciação científica coordenou trabalhos que determinaram experimentalmente dados de equilíbrio líquido-líquido para sistemas contendo componentes de óleos essenciais e solvente misto (etanol com diferentes teores de água), a 25°C. Foram determinados dados de equilíbrio de fases para sistemas modelo de óleo de limão, óleo de bergamota e óleo de hortelã. Em relação ao sistema modelo de óleo essencial de hortelã foi considerado um sistema quartenário composto por limoneno e carvona (compostos comumente encontrados no óleo de hortelã) e solvente (etanol e água). Com base nas considerações mencionadas, pode-se inferir que para planejar convenientemente um processo de desterpenação por extração líquido-líquido o estudo experimental do equilíbrio de fases bem como a disponibilidade de modelos termodinâmicos que descrevam este equilíbrio é extremamente relevante. Desta forma, este projeto de iniciação científica tem como objetivo a modelagem termodinâmica de dados experimentais, disponíveis no grupo de pesquisa, referentes ao sistema modelo do óleo essencial de hortelã constituído por limoneno/carvona/etanol/água, a 25°C. Este projeto prevê a descrição do equilíbrio de fases utilizando modelos moleculares tais como NRTL e/ou UNIQUAC.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, CASSIA M.; KOSHIMA, CRISTINA C.; CAPELLINI, MARIA C.; CARVALHO, FERNANDA H.; ARACAVA, KEILA K.; GONCALVES, CINTIA B.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C. Liquid-liquid equilibrium data for the system limonene plus carvone plus ethanol + water at 298.2 K. Fluid Phase Equilibria, v. 360, p. 233-238, DEC 25 2013. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.