Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do equilíbrio líquido-líquido do sistema óleo de girassol/ ácido linoleico/etanol hidratado

Processo: 03/04315-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de julho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio José de Almeida Meirelles
Beneficiário:Giovanna Bressane Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Equilíbrio líquido-líquido

Resumo

O óleo de girassol destaca-se entre os outros óleos vegetais devido a apresentar, em sua composição, um alto nível de ácido linoléico (w-6), o qual é considerado um dos mais importantes ácidos graxos poliinsaturados para o bom funcionamento do organismo humano. O tipo de processamento ao qual é submetido um óleo vegetal bruto, para que este atinja o grau comestível, é decisivo na qualidade, na funcionalidade e no custo do produto final. A razão potencial deste novo processo (extração líquido-líquido) está no fato de consumir menor quantidade de energia em relação ao refino físico, e no fato de reduzir o custo final do produto, se comparado ao refino alcalino. Este projeto de iniciação científica tem como objetivo a determinação experimental do equilíbrio de fases de sistemas contendo óleo de girassol / ácido linoléico / solvente alcoólico, averiguando o impacto do processo de extração sobre a partição do ácido linoléico e também a influência da hidratação do solvente etanólico no rendimento do processo de refino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUEVAS, MAITE S.; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C.; GOMES, GIOVANNA B.; MEIRELLES, ANTONIO J. A. Vegetable Oils Deacidification by Solvent Extraction: Liquid-Liquid Equilibrium Data for Systems Containing Sunflower Seed Oil at 298.2 K. JOURNAL OF CHEMICAL AND ENGINEERING DATA, v. 55, n. 9, p. 3859-3862, SEP 2010. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.