Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo multi-instrumental para caracterizar a atividade elétrica e mecânica do estômago e do ceco de ratos normais, subnutridos e diabéticos.

Processo: 08/05211-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Ricardo de Arruda Miranda
Beneficiário:Madileine Francely Américo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Instrumentação biomédica   Bioeletromagnetismo   Análise de sinais

Resumo

Considerando que muitos modelos diferentes foram utilizados para monitorar a motilidade do trato gastrintestinal (TGI) com resultados discrepantes, torna-se imprescindível o desenvolvimento de novos modelos menos invasivos, acurados e de baixo custo capazes de melhor estudá-la. A Biosusceptometria de Corrente Alternada (BAC) é uma técnica biomagnética que vem sendo utilizada devido às vantagens como baixo custo e boa sensibilidade. Por meio da fixação de um marcador magnético à serosa do TGI possibilita o registro direto dos movimentos da parede do tubo digestivo, ou seja, das contrações. A relação entre potenciais em ponta e contração mecânica é amplamente aceita para o estômago da maioria das espécies. No entanto, parâmetros elétricos não são bons indicativos de contração em outros segmentos do TGI como o cólon. A BAC quando associada aos transdutores de força, considerados a técnica padrão para estudo da atividade mecânica do TGI, e às técnicas usuais para o registro elétrico - como a eletromiografia (EMG) e a eletrogastrografia (EGG) - pode proporcionar um modelo capaz de detalhar o perfil eletromecânico em condições normais e alteradas. A associação de registros em experimentação animal pode ajudar a compreender a atividade característica do TGI, bem como a desenvolver novos métodos de análise de importantes parâmetros da motilidade. O objetivo desse trabalho é correlacionar a BAC e o transdutor de força ("strain-gauge") na avaliação da atividade de contração com a EMG e a EGG na avaliação da atividade elétrica visando caracterizar a atividade eletromecânica gástrica e cecal de ratos normais, subnutridos e diabéticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)