Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da validade de um questionário de frequência alimentar em crianças de sete e dez anos de idade residentes na Amazônia Ocidental brasileira

Processo: 07/59141-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Marly Augusto Cardoso
Beneficiário:Fernanda Baeza Scagliusi
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Micronutrientes   Ingestão de alimentos   Amazônia Brasileira

Resumo

Os hábitos alimentares infantis são determinantes não só da saúde da própria criança como do seu perfil de alimentação e de morbidade na idade adulta. No Brasil, a saúde infantil melhorou muito nas últimas décadas, mas na região Norte do país doenças como a desnutrição infantil permanecem como graves problemas de saúde pública. Para melhor entender a origem das deficiências nutricionais nessa população é necessário avaliar acuradamente seu consumo alimentar, o que é dificultado pela falta de métodos válidos para a mesma. O presente projeto integra um programa de pesquisas epidemiológicas sobre condições de saúde e nutrição no estado do Acre, em conjunto com a Universidade Federal do Acre, a Faculdade de Saúde Pública e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. O objetivo principal será avaliar a validade das estimativas de ingestão de micronutrientes e da análise de padrões alimentares, obtidas por meio de um questionário de freqüência alimentar, aplicado em crianças de 7 a 10 anos da Amazônia Ocidental Brasileira. O delineamento do estudo será do tipo transversal de base populacional. Para avaliação da validade do questionário, as estimativas de ingestão de beta-caroteno, ferro, ácido fólico e vitamina B12 e a freqüência de consumo de alimentos ricos em alguns desses nutrientes, obtidas pelo questionário, serão correlacionadas a marcadores bioquímicos. O método das tríades, que corrige as estimativas do questionário pelos marcadores e pelos dados de recordatórios alimentares, também será usado. Finalmente, os agrupamentos de padrões alimentares serão comparados quanto às concentrações médias dos marcadores bioquímicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA, MARLE SAMOS; SCAGLIUSI, FERNANDA BAEZA; PHILIPPI, SONIA TUCUNDUVA. Changing attitudes, beliefs and feelings towards food in bulimic patients. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION, v. 58, n. 3, p. 274-279, SEP 2008. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.