Busca avançada
Ano de início
Entree

Imageamento múltiplo em estrelas variáveis cataclísmicas

Processo: 08/04530-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2008
Vigência (Término): 30 de abril de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:João Evangelista Steiner
Beneficiário:Bernardo Walmott Borges
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estrelas variáveis

Resumo

Apesar do considerável esforço desenvolvido ao longo da última década, tanto no campo teórico quanto no observacional, a estrutura e a física básica dos discos de acréscimo permanecem pouco compreendidas. Entre os principais problemas não resolvidos se incluem a natureza e a magnitude do mecanismo de viscosidade e a natureza da cintilação intrínseca de brilho característica dos processos de acréscimo ("flickering"). Na tentativa de superar essas dificuldades, poderosas técnicas de imageamento indireto, como o mapeamento por eclipses, a tomografia Doppler e imageamento Roche, foram desenvolvidas para permitir observações com resolução espacial muito além da capacidade de resolução atual das técnicas de imageamento direto. Estas técnicas têm contribuído para enriquecer substancialmente o conhecimento acerca de discos de acréscimo com um impressionante conjunto de novos detalhes. O objetivo deste projeto é a aplicação simultânea de métodos de imageamento indireto a um mesmo conjunto de dados de espectroscopia de VCs (chamada de imageamento múltiplo), implementando uma ferramenta que permita a ampliação significativa da quantidade de detalhes e da qualidade das informações obtidas dos objetos em estudo. Para isso dispomos de dados de espectroscopia Cassegrain de alta resolução temporal, obtidos no "European Southern Observatory" (ESO - La Silla, Chile) ao longo de 7 noites de observações em dezembro de 2002 para uma amostra de 3 variáveis cataclísmicas (a "nova-like" V347 Pup e as novas anãs GY Cnc e HL CMa, ambas em erupção). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, A. S.; STEINER, J. E.; RICCI, T. V.; MENEZES, R. B.; BORGES, B. W. Optical identification of the transient supersoft X-ray source RX J0527.8-6954, in the LMC. Astronomy & Astrophysics, v. 517, JUL 2010. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.