Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunodetecção de antígenos virais nas doenças pulmonares fibrosantes e seu impacto na patogênese

Processo: 10/09938-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Gabriel Cezar dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Histomorfometria   Pneumopatias   Fibrose pulmonar   Vírus

Resumo

A fibrose pulmonar idiopática (FPI) vem sendo alvo de estudos que, aos poucos, estão elucidando sua fisiopatologia, ainda bastante obscura. As pesquisas relatam a existência de citocinas chave, como TGF-beta e TNF-alfa, tipos celulares importantes, como fibrócitos e miofibroblastos e mutações e variações genéticas em inúmeros lócus que favoreçam o aparecimento da doença. Outro foco de investigação promissor busca entender a contribuição viral na origem da IPF, no qual vários vírus já foram identificados como potenciais fatores predisponentes. Nesse projeto, pretendemos contribuir para um melhor entendimento da patogênese de diferentes padrões histológicos de doenças pulmonares fibrosantes (DPF), grupo de injúrias pulmonares do qual a FPI faz parte, estudando a participação dos vírus no processo fibrogênico em espécimens pulmonares obtidos por biópsia cirúrgica. Os resultados do estudo poderão propiciar novos protocolos de tratamento para os pacientes com DPF. Para tanto, iremos estudar, através de técnicas de imuno-histoquímica, a expressão dos vírus 1) adenovírus; 2) vírus respiratório sincicial; 3) citomegalovírus; 4) herpes; 5) Epstein-Barr; 6) parainfluenzae; 7) vírus metapneumônico; 8)vírus da hepatite C; e 9) TTV em sessenta e duas biópsias pulmonares cirúrgicas com diferentes padrões histológicos provenientes de pacientes com clínica, radiologia e provas de função compatíveis com DPF, acompanhados no Ambulatório de Pneumologia da FMUSP.Acreditamos que os conhecimentos adquiridos no desenrolar deste projeto venham ser de grande importância na formação científica do aluno de iniciação científica, uma vez que aplicará conceitos de diversas matérias básicas: Patologia, Imunologia, Bioquímica, Epidemiologia e Informática, vitais para a formação de qualquer cientista na área médica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, G. C.; PARRA, E. R.; STEGUN, F. W.; CIRQUEIRA, C. S.; CAPELOZZI, V. L. Immunohistochemical detection of virus through its nuclear cytopathic effect in idiopathic interstitial pneumonia other than acute exacerbation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 46, n. 11, p. 985-992, Nov. 2013. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.