Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalizadores de proliferacao, apoptose e angiogenese em carcinogenese experimental: avaliacao da expressao genica relacionada ao colageno

Processo: 08/58741-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Renata Antunes Alveno
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de crescimento do endotélio vascular   Colágeno tipo V   Caspase 9   Biologia molecular

Resumo

O câncer de pulmão é o tipo mais comum no mundo, sendo que a sobrevida média em cinco anos varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento. A principal causa de óbito por câncer de pulmão são as metástases, de forma que o conhecimento de seus mecanismos é de grande interesse científico. Devido à semelhança entre carcinogênese em camundongos e em humanos, tumores experimentais (induzido por uretana) têm servido como base para um instrutivo modelo de estudo da carcinogênese pulmonar. Diversas proteínas da MEC têm propriedades imunogênicas, como o colágeno V, que tem sido apontado como potencial agente imunoefetor induzindo apoptose de células endoteliais através de capazes, coibindo a angiogênese e consequentemente as metástases. Em um projeto anterior envolvendo três bolsas de Iniciação Científica FAPESP (Processos 06/61335-6,06/54978-8,06/61436-7), analisamos as características histológicas do colágeno tipo V, da angiogênese tumoral e da apoptose endotelial através da expressão de caspases pelo endotélio em modelo experimental de carcinogênese pulmonar induzida pela uretana. Os resultados contemplam uma tendência à interação negativa entre o crescimento celular com o colágeno V e o fenômeno da apoptose. No presente projeto pretendemos dar continuidade ao estudo, envolvendo três novas estudantes de graduação, para identificar possíveis genes envolvidos na interação matriz extracelular (colágeno V), apoptose (caspase 9) e angiogênese (VEGF), promissores agentes envolvidos na invasão e metástases das células neoplásicas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARRA, EDWIN ROGER; ALVENO, RENATA ANTUNES; FAUSTINO, CAROLINA BRITO; SATO SERZEDELLO CORREA, PAULA YUME; VARGAS, CAMILLA MUTAI; DE MORAIS, JYMENEZ; RANGEL, MARISTELA PERES; PEREIRA VELOSA, ANA PAULA; FABRO, ALEXANDRE TODOROVIC; TEODORO, WALCY ROSOLIA; CAPELOZZI, VERA LUIZA. Intranasal Administration of Type V Collagen Reduces Lung Carcinogenesis through Increasing Endothelial and Epithelial Apoptosis in a Urethane-Induced Lung Tumor Model. ARCHIVUM IMMUNOLOGIAE ET THERAPIAE EXPERIMENTALIS, v. 64, n. 4, p. 321-329, AUG 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.