Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do remodelamento linfático - forma aguda da pneumonia intersticial idiopática - dano alveolar difuso/pneumonia intersticial aguda

Processo: 08/57130-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Luiza Capelozzi
Beneficiário:Jonathan Guimaraes Lombardi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linfangiogênese   Morfometria   Pneumonia

Resumo

As pneumonias intersticiais idiopáticas (IIP) são entidades pouco conhecidas e de difícil diagnóstico, por sua morbidade, ocupam um lugar de destaque entre as doenças crônico-degenerativas. Apesar de apresentarem características semelhantes, as várias IIP têm aspectos particulares fazendo com que cada uma delas seja estudada separadamente. Por outro lado, a gravidade das doenças envolvidas e a evolução clínica comumente insatisfatória da maioria delas tem desencadeado pesquisas quanto à patogênese. Estudos histológicos, ultra-estruturais, funcionais e do lavado broncoalveolar há décadas são realizados em pacientes acometidos e em modelos experimentais que tentam reproduzir as características delas, objetivando através de um melhor conhecimento dos mecanismos evolutivos, o aprimoramento dos métodos diagnósticos e o estabelecimento de novas terapêuticas. Se por um lado, essas técnicas têm permitido conhecer melhor o comportamento de tais doenças, por outro têm gerado várias questões, muitas sem resposta até o momento. O papel de drenagem linfática para clearance alyeolar é bem conhecido no edema pulmonar, mas não nas pneumonias intersticiais. Considerando que a distribuição dos linfáticos nos pulmões se faz ao longo dos interstícios periféricos subpleural, interlobular e periaxial, regiões essas igualmente comprometidas no dano alveolar difuso, levantamos a hipótese de que bloqueio na drenagem linfática poderá ocorrer nos pulmões de pneumonia intersticial aguda/dano alveolar difuso (AIP/DAD), aumentando com a severidade da doença. O objetivo deste trabalho é comparar o remodelamento dos linfáticos superficiais ou linfangiogênese em biópsia de pacientes com as formas agudas das pneumonias intersticiais idiopáticas, a pneumonia intersticial aguda/dano alveolar difuso (AIP/DAD). O remodelamento dos linfáticos será então o produto final do grau de proliferação dos linfáticos, avaliado pela expressão do antígeno D2-40. O remodelamento dos linfáticos, através da expressão de D2-40 avaliado por imuno-histoquimica e quantificado por estereologia, será associado à severidade da AIP/DAD. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARRA, E. R.; ARAUJO, C. A. L.; LOMBARDI, J. G.; AB'SABER, A. M.; CARVALHO, C. R. R.; KAIRALLA, R. A.; CAPELOZZI, V. L. Lymphatic fluctuation in the parenchymal remodeling stage of acute interstitial pneumonia, organizing pneumonia, nonspecific interstitial pneumonia and idiopathic pulmonary fibrosis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 45, n. 5, p. 466-472, MAY 2012. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.