Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento cromático em Carassius auratus (Ostariophysi, Cyprinidae): estudo da transmissão sináptica entre cones UV e células horizontais

Processo: 07/54136-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 03 de fevereiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Christina Joselevitch
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/12733-8 - Perdas sensoriais causadas pela intoxicação mercurial: estudos psicofísicos e neurofisiológicos em pacientes e em modelos animais, AP.TEM
Assunto(s):Retina   Visão

Resumo

A visão de cores depende não apenas da existência de múltiplas classes de fotorreceptores com sensibilidades espectrais distintas, mas também de uma circuitaria pós-receptoral apta a analisar e comparar os sinais oriundos dessas células. Essa comparação tem início já na primeira sinapse retiniana, onde fotorreceptores se comunicam com células horizontais e bipolares. Entretanto, pouco se sabe a respeito das entradas de fotorreceptores para esses neurônios de segunda ordem e das suas estratégias de codificação do sinal visual. Além disso, em alguns ectotermos como o peixe dourado (Carassius auratus), cones UV desaparecem após a maturidade sexual, o que implica na necessidade de reorganização da circuitaria retiniana envolvida no processamento de seus sinais. O presente projeto tem por objetivo estudar a entrada de cones UV para células horizontais do peixe dourado em várias fases de seu desenvolvimento através de técnicas eletrofisiológicas, visando compreender quais os tipos celulares que se comunicam com esses fotorreceptores e quais as transformações que esses neurônios de segunda ordem sofrem quando os cones UV desaparecem. Espera-se assim contribuir para uma maior compreensão da visão de cores em geral, bem como de processos envolvendo morte celular e reorganização sináptica que ocorrem em processos de intoxicação e patologias degenerativas retinianas que levam à perda de fotorreceptores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOSELEVITCH, CHRISTINA; DE SOUZA, JOHN MANUEL; VENTURA, DORA FIX. No evidence of UV cone input to mono- and biphasic horizontal cells in the goldfish retina. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY A-NEUROETHOLOGY SENSORY NEURAL AND BEHAVI, v. 196, n. 12, p. 913-925, DEC 2010. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.