Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao neuropiscologica de pacientes com sindrome de asperger

Processo: 09/53959-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Elaine Cristina Zachi
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Testes neuropsicológicos   Transtorno autístico   Neuropsicologia   Medidas de inteligência   Síndrome de Asperger

Resumo

O presente estudo pretende: (a) estabelecer os perfis cognitivo e comportamental de pacientes com Síndrome de Asperger por meio de estudo observacional transversal e (b) levantamento das alterações neuropsicológicas associadas à pacientes com diagnóstico de Síndrome de Asperger por meio de revisão sistemática da literatura. No estudo observacional, crianças com diagnóstico de Síndrome de Asperger e controles serão submetidos à avaliação neuropsicológica que compreende o Teste das Matrizes Coloridas para exame das funções intelectuais gerais e testes da bateria neuropsicológica computadorizada CANTABeclipse para avaliação de atenção sustentada (Rapid Visual Information Processing), memória operacional (Spatial Span), memória visual (Pattern Recognition Memory), memória espacial (Spatial Recognition Memory), percepção visual (Delayed Matching to Sample), capacidade de formação de conceitos (Intra-Extra Dimensional Set Shift), tomada de decisão (Information Sampling Task) e controle inibitório do comportamento (Stop Signal Task). Aspectos comportamentais serão avaliados com o Inventário de Comportamentos da Infância e da Adolescência (CBCL). Para o estudo de revisão serão consultadas as bases MedLine e Web of Science para seleção de artigos publicados em língua inglesa a partir de 1980 cuja metodologia inclui a utilização de instrumentos padronizados de avaliação neuropsicológica recuperados através da combinação da palavras-chaves definidas. As atividades previstas para o programa de pós-doutorado incluem a co-orientação em trabalhos de iniciação científica em neuropsicológica, coordenação de grupo de estudos e proposta de disciplina de graduação sobre o mesmo tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZACHI, ELAINE C.; COSTA, THIAGO L.; BARBONI, MIRELLA T. S.; COSTA, MARCELO F.; BONCI, DANIELA M. O.; VENTURA, DORA F. Color Vision Losses in Autism Spectrum Disorders. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 8, JUN 30 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.