Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos diagnósticos clínicos com os diagnósticos feitos na necropsia em hospital voltado para o atendimento cardiológico

Processo: 03/07865-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2004
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alfredo José Mansur
Beneficiário:Rafael Saad
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Autopsia   Diagnóstico diferencial   Diagnóstico clínico   Estudo comparativo

Resumo

O objetivo do estudo é comparar os diagnósticos clínicos com os diagnósticos de necropsia em hospital voltado para o atendimento cardiológico, quanto à idade, ao sexo, à duração da internação e aos medicamentos utilizados na última semana de vida, nos anos de 2001 e 2002. Será avaliada a concordância entre os diagnósticos clínicos e os de necropsia nas classes I a V, conforme adotado em estudos prévios [Goldman et al, 1983; Battle et al, 1987], nas quais foram categorizadas a concordância ou a discordância diagnostica. Esses critérios permitem avaliar se a doença estava ou não relacionada diretamente à morte, se a doença secundária estava ou não relacionada ao processo terminal da doença diretamente relacionada à morte ou se era uma doença com possível importância epidemiológica ou genética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAAD‚ R.; YAMADA‚ A.T.; DA ROSA‚ F.H.F.P.; GUTIERREZ‚ P.S.; MANSUR‚ A.J. Comparison between clinical and autopsy diagnoses in a cardiology hospital. HEART, v. 93, n. 11, p. 1414-1419, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.