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Investigação psico-acústica de relações entre estilos musicais e dimensões das salas de audição

Processo: 04/15090-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2005
Vigência (Término): 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Márcio Henrique de Avelar Gomes
Beneficiário:Gustavo Lemos Picanco
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicoacústica

Resumo

Este projeto tem por objetivo verificar a possibilidade do uso da simulação de acústica de salas por computador como uma ferramenta de trabalho para maestros, regentes e difusores da música eletroacústica e popular eletrônica em diversas situações (como exibições itinerantes, por exemplo). O trabalho tem duas contra-partidas: 1) verificar a possibilidade de usar simulações computacionais para a preparação de concertos e 2) realizar estudos psico-acústicos ligados à percepção musical em ambientes virtuais. Para tal, pretende-se gravar peças de diversos períodos musicais (mais especificamente: barroco, clássico, romântico, música do sec. XX, música eletroacústica, e música popular eletrônica) em uma sala seca, e a partir desse material fazer simulações no computador, especulando o resultado em diversos tipos de ambientes sonoros. Esses resultados serão colocados a prova por diversos ouvintes, tanto por pessoas com alto grau de instrução musical, quanto por leigos apreciadores de música, que determinarão, segundo seus critérios pessoais, quais as melhores condições para a audição. As respostas dessas análises psicoacústicas serão comparadas com as pesquisas já realizadas nesse campo com gravações reais, de apresentações em diversas casas de audição em várias partes do mundo. Esse trabalho irá inaugurar o uso de simulações computacionais para estudos psico-acústicos no Brasil e criará condições para o desenvolvimento de uma ferramenta que permitirá que um maestro possa simular uma peça antes da primeira. (AU)