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Estudo comparativo das metodologias de desenvolvimento de competências informacionais no âmbito do ensino fundamental

Processo: 08/02943-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Camila Araújo dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Competência informacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carol Collier Kuhlthau | competência informacional | habilidades informacionais | programas de competência informacional | Competência informacional

Resumo

Com o desenvolvimento das áreas científicas e tecnológicas, o conhecimento tem se tornado obsoleto. Para que os indivíduos mantenham-se atualizados, torna-se necessário que dominem o uso de ferramentas e suportes tecnológicos priorizando a recuperação da informação. A competência informacional pode ser definida como um conjunto de habilidades que os indivíduos utilizam para lidar com os recursos informacionais de forma independente. O programa que fundamenta o desenvolvimento da competência informacional na maior parte dos estudos no Brasil é o da educadora norte-americana Carol C. Kuhlthau, adaptado por pesquisadores da UFMG. No entanto, existem outros programas que podem ser utilizados e pesquisados para o desenvolvimento de competências informacionais, mas que ainda não foram divulgados no país. Neste contexto, pretende-se realizar um estudo comparativo metodológico dos programas American Library Association (ALA), Alfabetización Informacional (ALFIN), International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) e The Chartered Institute of Library and Information (CILIP), para que possam ser melhor conhecidos, identificando em cada um destes programas elementos relativos ao conceito de competência informacional, à fundamentação teórica, proposta de desenvolvimento de atividades, formas de avaliação e aspectos diferenciais. Espera-se assim, que pesquisadores que trabalham com essa temática no Brasil e pretendem aplicar atividades para o desenvolvimento de competências informacionais tenham a possibilidade de conhecer estes programas e, dessa forma, avaliar qual a metodologia que melhor se enquadra a sua realidade.

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