Busca avançada
Ano de início
Entree

ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIMICROBIANA E DE INIBIÇÃO DA ENZIMA ACETILCOLINESTERASE DE Struthanthus syringifolius (Mart.) Mart.

Processo: 09/17776-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Ana Helena Januário
Beneficiário:Amanda Lonardi Góes
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Metabólitos secundários   Produtos naturais   Loranthaceae   Acetilcolinesterase

Resumo

Struthanthus syringifolius (Mart.) Mart , pertencente à família Loranthaceae é uma das espécies vegetais nativas de cerrado que compõem a florística da Estação Ecológica do Jataí-SP. Esta região de cerrado foi selecionada para estudo, dentro do Projeto Regular de Pesquisa "Estudo Fitoquímico e Avaliação das Atividades Antimalárica, Antimicrobiana e de Inibição da Enzima Acetilcolinesterase de Espécies Nativas do Cerrado do Estado de São Paulo" (Fapesp Proc n. 2008/01268-9). As principais classes de metabólicos secundários encontrados neste gênero incluem: terpenos, lignanas, flavonóides, além da presença de carboidratos, ácidos graxos, ácidos aminados, fenilpropanóides, taninos e alcalóidesNo entanto para a espécie S. syringifolius, a realização do estudo químico bem como a avaliação do seu potencial biológico são inéditos. Neste Projeto de Iniciação Científica temos por objetivo realizar o estudo fitoquímico das frações obtidas a partir do extrato etanólico das partes aéreas de S. syringifolius. Com este enfoque, as frações e os compostos puros obtidos, serão submetidos a ensaios antimicrobianos e avaliação do potencial de inibição da enzima acetilcolinesterase, visando correlacionar os constituintes químicos presentes em S. syringifolius responsáveis por tais atividades.