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Análise e comparação dos resultados da dinâmica acoplada de risers e linhas de ancoragem em sistemas flutuantes de produção de petróleo e gás natural

Processo: 08/06323-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos
Pesquisador responsável:André Luís Condino Fujarra
Beneficiário:Raul Prates Martini
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O presente plano de pesquisa se destina a definir as diretrizes fundamentais sobre as quais se baseará o trabalho de IC - Iniciação Científica do estudante de Engenharia Naval Raul Prates Martini, o proponente. Trata-se do desenvolvimento de análises comparativas, numérico-experimentais, destinadas à validação de uma parte do código numérico do TPN - Tanque de Provas Numérico.Cumpre mencionar que este trabalho se insere no contexto de um estudo mais amplo para análise dinâmica de sistemas flutuantes acoplados a risers e linhas de ancoragem, com vistas a auxiliar no processo de validação do TPN, em particular, analisando aspectos específicos da influência do acoplamento das linhas na dinâmica da unidade flutuante.Mediante um projeto de P&D conjunto entre a EPUSP e a PETROBRAS, em fase final de contratação, o tanque de provas do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas será utilizado para obtenção dos resultados experimentais necessários às comparações pretendidas e, assim, parte destas atividades experimentais previstas também fará parte do presente plano de pesquisa de IC. A título de informação, nestas análises será utilizada a plataforma flutuante tipo ITTC -SR192, em escala 1:105, que representa uma plataforma padrão empregada para validação de procedimentos experimentais em escala reduzido.Destaca-se, ainda, que o presente plano de pesquisa de IC estará integrado a um programa de mestrado ora em curso, desenvolvido pelo pós-graduando Felipe Rateiro Pereira, este fomentado pela ANP - Agência Nacional de Petróleo.