Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção do genoma do vírus rábico, pela técnica de RT-PCR, em cérebro de diferentes espécies animais, conservados em temperatura de congelamento por longo período de tempo

Processo: 04/12793-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2005
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luzia Helena Queiroz
Beneficiário:Marissol Cardoso Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Vírus da raiva   Genoma viral   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR)

Resumo

A técnica de RT-PCR, utilizada para a detecção do genoma viral em amostras positivas para raiva tem se mostrado altamente sensível, mesmo em amostras em estado adiantado de putrefação. Para o estudo genético de isolados do vírus rábico, é imprescindível que o genoma viral seja obtido da amostra e amplificado pela técnica de RT-PCR para posterior sequenciamento e análise filogenética. Este projeto tem o objetivo de detectar o genoma viral em amostras de cérebro de diferentes espécies de animais, positivos para raiva, no período de 1993 a 2003, armazenadas em temperatura de -20° e - 70°C. Serão utilizadas amostras de campo selecionadas a partir de um banco de 350 amostras diagnosticadas como positivas pelas provas de imunofluorescência direta e/ou prova de inoculação em camundongos, pelo Laboratório de Raiva da UNESP de Araçatuba. O RNA viral será extraído por meio de Trizol e clorofórmio. Para a obtenção e amplificação do cDNA viral serão utilizados os primers 10g e 304, estabelecidos pelo CDC-Atlanta/USA. Os fragmentos obtidos serão visualizados por meio de eletroforese em gel de agarose. Este projeto faz parte de um outro mais amplo, de estudo antigénico e genético de isolados do vírus rábico na região de Araçatuba, no período de 1993 a 2003, que está sendo iniciado com auxílio à pesquisa da FAPESP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ, LUZIA HELENA; FAVORETTO, SILVANA REGINA; CUNHA, ELENICE MARIA S.; CAMPOS, ANGELICA CRISTINE A.; LOPES, MARISSOL CARDOSO; DE CARVALHO, CRISTIANO; IAMAMOTO, KEILA; ARAUJO, DANIELLE BASTOS; VENDITTI, LEANDRO LIMA R.; RIBEIRO, ERICA S.; PEDRO, WAGNER ANDRE; DURIGON, EDISON LUIZ. Rabies in southeast Brazil: a change in the epidemiological pattern. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 157, n. 1, p. 93-105, JAN 2012. Citações Web of Science: 12.
LOPES, MARISSOL CARDOSO; ROSSIGNOLO VENDITTI, LEANDRO LIMA; QUEIROZ, LUZIA HELENA. Comparison between RT-PCR and the mouse inoculation test for detection of rabies virus in samples kept for long periods under different conditions. Journal of Virological Methods, v. 164, n. 1-2, p. 19-23, MAR 2010. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.