Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de amostras de Haemophilus parasuis através do polimorfismo do comprimento de fragmentos amplificados (AFLP)

Processo: 07/04893-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Andrea Micke Moreno
Beneficiário:Luisa Zanolli Moreno
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Haemophilus parasuis   Suínos

Resumo

Haemophilus parasuis é o agente causador de serosite fibrinosa, artrite, meningite, broncopneumonia e morte súbita em suínos. Embora os prejuízos econômicos gerados por esse agente e pelos casos de mortalidade sejam amplamente reconhecidos, o impacto desse patógeno na sanidade dos rebanhos é frequentemente subestimado. O conhecimento dos aspectos epidemiológicos da infecção por Haemophilus parasuis é de fundamental importância para a adoção de medidas efetivas de controle e prevenção da infecção em suínos e neste sentido, estudos de epidemiologia molecular são de grande relevância. O presente estudo tem como objetivos caracterizar cepas de Haemophilus parasuis isoladas de suínos através do polimorfismo do comprimento de fragmentos amplificados (AFLP) (AU)