Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores qualitativos da forragem de capim xaraes (brachiaria brizantha cv. xaraes) em resposta a estrategias de pastejo rotativo.

Processo: 07/54150-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Carlos Guilherme Silveira Pedreira
Beneficiário:Cacilia Leonelli
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Digestibilidade in vitro   Capim Xaraés

Resumo

O manejo da desfolhação influencia a qualidade da forragem porque o avanço da maturidade é associado principalmente à maior proporção de colmos e menor proporção de folhas, e à senescência das folhas nas porções baixas e sombreadas do estande. A relação folha:colmo além de influenciar o valor nutritivo, afeta também a seleção da dieta e o consumo pelos animais. O objetivo desse trabalho é quantificar o valor nutritivo [teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS)] do capim-xaraés, utilizando amostras coletadas nas primaveras e verões de um experimento com duração de dois anos, realizado em Piracicaba - SP. Nesse estudo, o capim-xaraés foi submetido a três estratégias de pastejo durante os verões agrostológicos: uma baseada no calendário (desfolhação a cada 28 dias) e duas em função de interceptação luminosa pelo dossel (95% e 100% para início do pastejo), sob lotação intermitente. Espera-se encontrar uma relação entre as estratégias de pastejo e as características qualitativas analisadas, sendo uma das hipóteses a de que dosséis mantidos a condições fisiológicas sempre constantes (i.e., pastejados sempre na mesma condição fisiológica, ditada por um nível de interceptação de luz pelo dossel) apresentarão forragem de qualidade relativamente uniforme, enquanto que dosséis manejados com base em dias fixos de descanso (manejo baseado no calendário) não apresentarão essa uniformidade nas respostas qualitativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)