Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo retrospectivo da utilização de aloenxertos ósseos extra-corticais em fraturas de fêmur de cães (canis familiaris) atendidos no Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel" - Fac ..

Processo: 04/00485-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2004
Vigência (Término): 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:João Guilherme Padilha Filho
Beneficiário:Daniel Kobori
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cirurgia   Transplante homólogo   Glicerol

Resumo

O Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel", presente na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP - Câmpus de Jaboticabal, atende mais de três mil casos anuais, em média, no setor de clínica cirúrgica de pequenos animais. Aproximadamente 34% destes, no entanto, são casos relacionados à área de ortopedia destacando-se, principalmente, as fraturas de ossos longos as quais são, muitas vezes, encaminhadas para estabilização cirúrgica. Várias são as técnicas possíveis para redução e estabilização do foco de fratura, entretanto o uso de aloenxertos ósseos tem-se mostrado como opção economicamente viável e de bons resultados. Contudo, ainda não foi realizado nenhum estudo, na instituição previamente citada, com o intuito de se conhecer a incidência de aplicação bem como os reais resultados da utilização extra-cortical de tais enxertos preservados em glicerina a 98%. Objetivos Diante de tal observação, objetiva-se: 1- Verificar a incidência de casos de fraturas de fêmur em cães. 2- Verificar a porcentagem de utilização de aloenxertos ósseos extra-corticais no reparo destas fraturas; 3- Verificar a evolução dos casos de fraturas femorais em cães nos quais foram utilizados aloenxertos ósseos. (AU)