Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunidade passiva de cabritos recem-nascidos alimentados com colostro caprino submetido ou nao a tratamento termico e com colostro bovino congelado.

Processo: 04/02372-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:José Jurandir Fagliari
Beneficiário:Paola Fernanda Junqueira Baroza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Colostro   Eletroforese de proteínas   Imunoglobulinas   Imunização passiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cabrito | Colostro | Imunidade Passiva | Imunoglobulina | Proteinograma

Resumo

Serão examinados 30 cabritos da raça Saanen sadios distribuídos em três grupos experimentais, com 10 indivíduos cada, de acordo com o tratamento - Tratamento 1: mamada de colostro em suas próprias mães a cada 12 horas, à vontade, durante dois dias. Em seguida será fornecido leite de cabra fervido e volumoso até os 50 dias de idade; Tratamento 2: fornecimento de 70 mL de colostro da mãe/kg, aquecido a 56C durante 6º minutos, durante 2 dias. Em seguida os cabritos receberão a mesma dieta descrita no tratamento 1; Tratamento 3: fornecimento de 70 mL de colostro de vaca/kg, previamente congelado e aquecido a 36C no momento da mamada. A partir daí os animais receberão a mesma dieta descrita no tratamento 1. Os cabritos ficarão alojados em gaiolas suspensas alocadas em piso de cimento e cobertura de alumínio. Para avaliar a presença de anticorpos dos cabritos, adquiridos passivamente pela ingestão de colostro, as cabras serão inoculadas 30 dias antes da data prevista do parto com 2 mL de uma suspensão de Brucella abortus amostra B19 inativada pelo calor (vacina Anabortina B19). As análises laboratoriais propostas incluem hemograma, imunodifusão radial para determinação de anticorpos séricos e colostrais, proteinograma sérico e do colostro, testes sorológicos para detecção de anticorpos contra B. abortus e alguns constituintes do soro sangüíneo. Ao final será efetuada análise de variância com medidas repetidas no tempo. Para a comparação das médias será empregado o teste Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)