Busca avançada
Ano de início
Entree

Reimplante dental mediato apos o tratamento da superficie radicular com solucao de hipoclorito de sodio e fluoreto de sodio fosfato acidulado (solucao ou gel). estudo histomorfologico em ratos.

Processo: 99/10371-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Celso Koogi Sonoda
Beneficiário:Camila Teixeira Boiati
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Fluoreto de sódio   Ligamento periodontal   Reabsorção radicular

Resumo

Uma das substâncias que tem sido utilizada para o controle da reabsorção radicular em reimplante dental tardio, é a solução aquosa de flúor. Por outro lado, o flúor pode ser encontrado também sob a forma de gel, com razoável concentração do íon, e que poderia ser utilizado também em reimplante dental. Para se comparar a eficácia do flúor sob a forma aquosa e de gel em reimplante tardio, serão utilizados 30 ratos divididos em 3 grupos de 10, os quais terão o incisivo superior extraído e mantido em meio seco por 30 minutos. Posteriormente a superfície radicular será tratada com solução de hipoclorito de sódio a 1% por 20 minutos, seguido de tratamento com solução aquosa de fluoreto de sódio fosfato acidulado a 2%, pH 5,0 ou tratamento com gel de fluoreto de sódio fosfato acidulado (1,23% de íons flúor) por um período de 20 minutos. Os dentes serão reimplantados e após um período de 60 dias, os animais serão sacrificados e as peças obtidas, processadas em laboratório para estudo histológico. (AU)