Busca avançada
Ano de início
Entree

Usos alternativos dos resíduos da poda de árvore: sua utilização na confecção de chapas e tijolos

Processo: 09/14252-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Pesquisador responsável:Manuel Joaquim Duarte da Silva
Beneficiário:Larissa Carreiro Fogaça
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos sólidos

Resumo

A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.A substituição de recursos naturais não renováveis e a redução de seu uso, mesmo de bens que considerados abundantes, através da reutilização de resíduos sólidos são propostas alternativas que visam reduzir impactos ambientais e impedimentos operacionais. Entretanto, a complexidade da troca de um recurso natural por um resíduo se dá pela dificuldade de precisar quanto do bem não renovável pode ser substituído pelo material reciclado.O objetivo deste projeto de pesquisa é propor o estudo das formas de reciclagem de podas de árvores através da elaboração de chapas de madeira aglomerada e tijolos de solo-resíduo e de solo-cimento-resíduo, que serão utilizados na divisão interna de ambientes, na confecção de fôrmas e de alvenaria na construção civil. A finalidade desta proposta é encontrar uma alternativa à simples deposição do material oriundo da poda de árvores, verificando a viabilidade dos materiais de construção civil confeccionado com resíduos a partir da avaliação de suas propriedades físicas e mecânicas determinadas através de ensaios tecnológicos, apresentando assim uma solução para o acúmulo do material em aterros sanitários.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUARTE DA SILVA, MANUEL JOAQUIM; BEZERRA, BARBARA STOLTE; GOMES BATTISTELLE, ROSANE APARECIDA; VALARELLI, IVALDO DE DOMENICO. Prospects for the use of municipal tree pruning wastes in particleboard production. WASTE MANAGEMENT & RESEARCH, v. 31, n. 9, p. 960-965, SEP 2013. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.