Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclagem de nutrientes e atividade biologica em solos degradados e reflorestados com diferentes associacoes de especies da mata atlantica em botucatu-sp.

Processo: 98/09815-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:José Leonardo de Moraes Gonçalves
Beneficiário:Claudia Irene de Oliveira Rezende
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Bioatividade   Fertilidade do solo   Mata Atlântica

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a influência de diferentes modelos de revegetação nas características físicas, químicas e biológicas de dois solos degradados pelo uso intensivo de pastagens e avaliar a ciclagem biogeoquímica de nutrientes em fragmentos florestais de floresta estacional semidecidual (domínio de mata atlântica); em um experimento de campo com seis tratamentos: a) controle; b) semeadura direta; c) sistema Taungya modificado; d) consorciação de espécies nativas de rápido crescimento com espécies comerciais para madeira; e) mistura de espécies nativas em modelos de plantio-restauração e, f) fragmentos florestais. A área experimental está instalada em uma propriedade da Unesp - Campus de Botucatu. O bolsista ficará responsável pela ciclagem de nutrientes deste projeto. (AU)