Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de adesão em dentina remanescente após remoção de tecido cariado com lasers de alta intensidade

Processo: 09/07709-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de julho de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Adriana Bona Matos
Beneficiário:Cynthia Soares de Azevedo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão

Resumo

Novos métodos de remoção do tecido cariado tem sido propostos, entre eles a utilização de lasers. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a influência de métodos de remoção da dentina cariada, com broca esférica de aço em baixa rotação e lasers de Er:YAG e Nd:YAG, na resistência de união de sistema adesivo autocondicionante. Vinte e oito molares humanos cariados extraídos serão desgastados para expor uma superfície plana onde a lesão de cárie se encontre rodeada por dentina hígida. Os dentes serão divididos em 04 grupos (n=07), de acordo com o método de remoção do tecido cariado, como segue: G1 - sem remoção; G2 - com broca de aço esférica em baixa rotação; G3 - laser de Er:YAG ; G4 - laser de Nd:YAG. Procedimentos adesivos serão realizados com o sistema autocondicionante (Clearfil SE Bond - Kuraray - Japão), de acordo com as instruções do fabricante. Um cilíndro de resina composta (Z250- 3M do Brasil) será construído sobre a superfície com o sistema adesivo e estocados em água (24 horas a 370C). Os corpos de prova serão seccionados verticalmente para obtenção de palitos em dentina infectada, hígida e cariada, com área aproximada de 1(±0,4)mm2, montados em dispositivos de micro-tração e ensaiados na máquina de teste (Mini-Instron) com velocidade padronizada de 0,5mm/min. Os resultados obtidos serão analisados estatisticamente, utilizando o programa de testes estatísticos Minitab 14.1.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE AZEVEDO, CYNTHIA SOARES; ESPEJO TRUNG, LUCIANA CARDOSO; LORENZETTI SIMIONATO, MARIA REGINA; DE FREITAS, ANDERSON ZANARDI; MATOS, ADRIANA BONA. Evaluation of caries-affected dentin with optical coherence tomography. Brazilian Oral Research, v. 25, n. 5, p. 407-413, SEP-OCT 2011. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.