Busca avançada
Ano de início
Entree

O estágio na graduação em Pedagogia: representações nas narrativas discentes

Processo: 09/08107-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Anna Regina Lanner de Moura
Beneficiário:Daniele Marques Lourenço
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Estudantes universitários   Pedagogia   Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as representações que os estudantes/estagiários elaboram a partir de suas experiências com o estágio no curso de pedagogia da UNICAMP, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As representações dessas experiências serão buscadas nas narrativas produzidas regularmente pelos estudantes, como um dos componentes da disciplina de supervisão de estágio, cursada geralmente no sexto semestre da graduação em pedagogia. As narrativas são produzidas no interior do Projeto Integrado que se constitui das disciplinas de Fundamentos do Ensino de Matemática, Fundamentos do Ensino de Ciências, Prática de Ensino nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado I, desenvolvido por três docentes do curso de Pedagogia da UNICAMP1. Tomando como fonte das informações da pesquisa essas narrativas, bem como entrevistas abertas com os respectivos autores das narrativas e notas de campo produzidas na observação participante da disciplina de Estágio Supervisionado, pretende-se estudar questões relacionadas ao estágio e, consequentemente, à formação inicial de professores, procurando responder a seguinte questão: quais as implicações dos graduandos com a vivência do estágio representadas nas narrativas e como eles sustentam essas implicações. A análise interpretativa das informações será feita com base no referencial teórico relativo a narrativas, segundo Walter Benjamin, e formação inicial, segundo Zeichner.